Devocional do acamps UPA 2012 #3


Terça – 22/05/2012 – Esperança e perseverança
 
Ponte de Pedra
Para ler e pensar
Até chegar o tempo em que todas as coisas serão renovadas (restauradas). (At 3:21, discurso de Pedro)
Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. (II Pe 3:12)
Então vi um novo céu e uma nova terra. (Ap 21:1, visão de João)

O cristianismo nos fala sobre esperança. É isso mesmo, na fé cristã não há espaço para o conformismo com o mal, com a injustiça, como tudo o que está estragado e não funciona mais direito. A expectativa que Jesus trouxe para os seus seguidores é que algo novo e superior nos espera, um rompimento total com a realidade do pecado e o seu sofrimento.

Porém, a novidade que nos aguarda envolve toda a criação e não apenas a humanidade. Essa novidade é chamada pelo apóstolo Pedro de restauração ou renovação de tudo àquilo que outrora fora criado por Deus e era muito bom. Já o apóstolo João nos fala sobre uma nova terra e um novo céu, sobre uma cidade que desce do céu, o que logo nos traz à mente a oração do Pai Nosso – venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.

Aquilo que é impossível ao homem, restaurar todas as coisas que foram manchadas pelo pecado e voltar o estado da natureza a era anterior à queda do homem, Deus promete fazer. E sua obra já está em curso! E nós não podemos ficar de fora, somos convocados a nos arrepender e voltarmos a Deus, e começar hoje a viver segundo a sua vontade e participar dessa obra maravilhosa, cheios de esperança e perseverantes na promoção do bem.

Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?

Perguntas para pensar e depois discutir em grupo
Pela leitura dos textos recomendados você consegue perceber que a sua salvação envolve algo grandioso? Que salvação é essa que os apóstolos estão apontando para nós?

Por que você acha que a gente não consegue mais consertar certos estragos já realizados na natureza? Isso significa que nós não devemos nos importar?

Quais as semelhanças e diferenças entre a ecologia cristã e aquela que nega o cristianismo?

Pense em como a esperança cristã deve lhe motivar para cuidar da criação e compartilhe suas ideias.

Oração: olhe ao seu redor e louve a Deus pela beleza da Criação. Uma oração comum dos primeiros cristãos era rogar Maranata! Que significa: Vem Senhor Jesus! Será que você pode fazer a mesma oração e se encher dessa maravilhosa expectativa? Vamos sonhar mais com os novos céus e a nova terra, enchendo assim os nossos corações de esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas