Devocional do acamps UPA 2012 #1

Domingo – 20/05/2012 – Organizando as ideias
Janela do Céu - Ibitipoca
Texto base: Gênesis 1:26-31, 2:16-17
Para ler e pensar
Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. (Gn 1:31)
E a Adão disse (Deus): Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. (Gn 3:17)
A Bíblia é muito preocupada em explicar a origem e o fim de todas as coisas. É assim que ela começa e termina. De Gênesis a Apocalipse vemos Deus agindo, ora criando todas as coisas, ora restaurando todas as coisas. E a preocupação de Deus ao nos revelar isso é mostrar que ao optar pela Criação, Deus estava assumindo um compromisso com tudo o que tinha chamado à existência. Outra observação é que Ele não se abstém de tudo o que criou, Ele continua presente mantendo todas as condições para que a vida aconteça, dirigindo a história para que seus propósitos sejam realizados, relacionando-se com sua criação e colocando em curso seu projeto de restauração.

Tudo o que Deus criou é bom! Essa é uma verdade bíblica que não podemos nos esquecer. Em contrapartida, o homem fracassou na sua missão de governar a criação como um bom representante de Deus, e isso se deve ao pecado. Toda a criação sofreu e continua sofrendo com a desobediência do homem, o seu mal afeta tudo ao redor.

Essa é uma visão de mundo cristã, que mostra o porquê e o problema do mal no mundo. Ela nos fala sobre a criação, a origem e a responsabilidade do homem.

Ouvir e orar
O que a palavra de Deus falou ao seu coração?

Perguntas para pensar e depois discutir em grupo
A Bíblia diz que tudo o que Deus criou é bom. O que isso significa? Você consegue perceber essa verdade?

Ao criar o homem Deus lhe deu uma missão em relação a criação, missão essa que pertence a todos sem exceção alguma. Você sabe qual é?

Apesar de Deus ter criado tudo muito bom, vemos o mal no mundo. Você sabe explicar o porquê disso?

Nós observamos reflexos do mal na criação toda. Você consegue pensar de que maneira a natureza sofre?


Oração: olhe ao seu redor e louve a Deus pela beleza da Criação. Não esqueça também de confessar suas faltas com este maravilhoso Criador e todas as vezes que você não cumpre com a responsabilidade de cuidar daquilo que o Senhor Deus colocou em suas mãos. Peça perdão e ajuda para cumprir melhor sua missão. 

Comentários

Postagens mais visitadas